A Magia da Leitura, o Poder da Autodescoberta

(The Magic of Reading, the Power of Discovering Ourselves)

http://www.programmallp.it/estsearch/detail.php?id_project_base=2011-1-RO1-COM06-14686

O projeto visa combater o pouco interesse dos jovens pela leitura e o baixo nível de conhecimento dos elementos de identidade cultural, social, histórica e nacional que possuem. Participando em atividades de parceria, os alunos envolvidos serem capazes de adquirir conhecimento de outros valores, de outras culturas, povos e mentalidades e de promover o diálogo intercultural para desenvolver uma cidadania europeia ativa, que respeite a diversidade cultural e se baseie em valores comuns.

Para atingir este objetivo, foram previstas várias atividades de modo a atrair os alunos para a leitura, enriquecendo os seus vocabulário e meios de comunicação para os ajudar a desenvolver os valores identificados, por exemplo, organizando um Clube de Leitura sob o lema “Tu Lês para Ti Próprio”.

O resultado final do projeto foi um dicionário multilingue, que continha palavras e frases relacionadas com literatura, bem como palavras e frases básicas de conversação nas línguas dos parceiros e na língua do projeto – o inglês.

É um exemplo de cooperação entre instituições educativas de diferentes países sobre como organizar atividades multilingues comuns.

Línguas: Inglês, Polaco, Turco, Romeno, Grego, Húngaro e Italiano

© European Shared Treasure

Informação disponível em: English, Polski