Mote

Conhece-te a ti próprio e aceita a diferença dos outros

Breve descrição

Este projeto, de caráter interdisciplinar e destinado a alunos da faixa etária dos 10 aos 14 anos, visa a criação e desenvolvimento de módulos de ensino-aprendizagem inovadores, interdisciplinares e respeitadores de valores e práticas das comunidades envolvidas. Os módulos são organizados em torno de temas específicos, tais como o de ‘a minha terra’ em termos de identidade nacional, regional e local, tradições musicais, moda, culinária, desporto, a educação do futuro e as competências para o futuro. A ideia é suscitar o interesse dos alunos pela Europa em geral e pelos países europeus envolvidos no projeto, mais especificamente, bem como despertar ou aprofundar o seu interesse pela Europa e pela União Europeia enquanto espaço inclusivo de aprendizagem ao longo da vida e de trabalho. Este objetivo é concretizado em temas, recursos e atividades transdisciplinares concebidos para complementarem os currículos escolares, testados em escolas (educação formal) e em bibliotecas (educação informal). Estas atividades visam igualmente ajudar os alunos envolvidos no desenvolvimento das suas personalidades, na identificação das suas competências e no aperfeiçoamento das suas capacidades sociais.

A estrutura do projeto pretende oferecer a professores, bibliotecários e estudantes a oportunidade de se familiarizarem com novos métodos e percursos educativos e profissionais e com condições de trabalho emergentes na Europa unificada e no mundo globalizado. Metodologicamente, o projeto promove o envolvimento localizado de alunos e professores de acordo com os contextos em que mais sentido faz desenvolverem as atividades de ensino/aprendizagem, isto é, terão oportunidade de escolher temas, atividades e recursos que considerem mais motivadores, entre os que lhe são propostos. O projeto encoraja o trabalho em equipa e o ensino/aprendizagem em diferentes fóruns e visa expandir as competências dos alunos para usar os media.

Com pequenas adaptações, os materiais do projeto poderão ser usados por outros países e escolas no seu esforço de cooperação e em aprofundar os conhecimentos

Objetivos e Finalidades

Educação para a Cidadania

Refletir sobre a própria identidade cultural; Promover o conhecimento cultural e intercultural; Suscitar o interesse por outros países e culturas europeias; Promover o respeito pela cultura e pelas realizações de outros; Iniciar e promover uma participação ativa para melhorar o desenvolvimento de uma Europa para todos através da partilha e do debate de ideias.

Desenvolver competências específicas que preparem os alunos para viver num mundo inclusivo e global

Adquirir e desenvolver conhecimento de como lidar com o multiculturalismo e a globalização da informação; Preparar para a vida ativa profissional em sociedades inclusivas que requerem competências multiculturais; Aprender a aplicar conhecimentos em contextos educativos e de trabalho, em mudança, que requerem a aprendizagem ao longo da vida, a partilha de saberes e o respeito pela diferença dos outros.

Sensibilizar para os enquadramentos históricos enquanto parte de uma compreensão mais clara das situações presentes

Promover a ideia de inclusão e de respeito pelos valores e história locais como forma de contribuir para o desenvolvimento da justiça social e da capacidade de aceitar e negociar a diferença como algo que enriquece a vida das pessoas em sociedade.

Participantes

O consórcio é formado por oito parceiros de seis países europeus (Estónia, Finlândia, Reino Unido, Áustria, Polónia e Portugal). A força da equipa do consórcio reside na diversidade de países e de instituições participantes. Universidades, centros de investigação, bibliotecas e escolas participam no projeto.

Coordenação

Internationales Institut für Jugendliteratur und Leseforschung (Institut für Jugendliteratur)Viena, Áustria

Parceiros

  • Áustria: GTNMS Anton-Sattler-Gasse 93, Viena
  • Estónia: Estonian Reading Association, Tallinn
  • Polónia: Biblioteka Publiczna w dzielnicy URSUS, Varsóvia
  • Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco (Escola
    Superior de Educação),
    Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Castelo Branco
  • Finlândia: Ita-Suomen Yliopisto

Reino Unido: Universidade de Worcester

Links para os websites dos parceiros